Estudantes deixam ocupação para fazer a prova do Enem em outras escolas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estudantes deixam ocupação para fazer a prova do Enem em outras escolas

Mensagem por Questao em Sab Nov 05, 2016 2:36 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
O jovem Weverton Ramon, 20, vai deixar a ocupação em que está há 19 dias, na Escola Estadual Manoel Lúcio, em Arapiraca (130 km de Maceió), para fazer prova do Enem em outro local, não ocupado.

Aluno do terceiro ano do ensino médio da primeira escola ocupada na cidade, ele pensa em fazer faculdade de filosofia ou design, em Maceió. Para ele, foi um erro suspender as provas.

"Deveria ter cancelado para todo mundo. Quem tiver mais tempo para estudar, terá vantagem", defende o estudante, que fará prova no colégio particular Êxito.

Enquanto deixa a escola, dois fiscais informam a quem chega que a escola está ocupada, e o Enem está cancelado no local ocupado. "Já vieram umas três pessoas buscar informação", diz uma fiscal.

Na mesma escola, em Arapiraca, Rikelly Maria Silva, 18, também irá fazer Enem neste fim de semana. No segundo ano do ensino médio, ela fará a prova apenas por experiência.

"O MEC poderia ter conversado conosco e feito provas aqui e nas demais escolas ocupadas. Não teve eleição em tantos locais? E em Minas Gerais houve acordo com estudantes, poderiam todos fazer prova hoje, seria mais justo", conta.

Enem foi adiado em mais de 400 escolas
Por conta das ocupações, o MEC (Ministério da Educação) cancelou o Enem em mais de 400 locais de prova. Os estudantes protestam contra a PEC que limita os gastos públicos e a medida provisória sobre reforma do ensino médio, ambas em votação no Congresso.

Cerca de 270 mil estudantes farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.

Hugo Cordeiro/UOL

Fernanda Baeda, 18, está se revezando em duas ocupações em Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, a estudante Fernanda Baeda, 18, deixou uma ocupação para fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na PUC (Pontifícia Universidade Católica), localizada no bairro Coração Eucarístico.

Segundo ela, que vai tentar o curso de medicina, as ocupações são uma maneira de mostrar a insatisfação dos secundaristas contrários à PEC 241 e à reforma do ensino médio. É a primeira vez que ela se inscreveu para o Enem.

"Acredito que estamos fazendo, sim, um protesto válido. É uma forma de mostrar as nossas reivindicações também", explicou. A estudante disse que se reveza em duas ocupações feitas por alunos secundaristas na capital mineira. "Uma delas é na Escola Estadual Olegário Maciel. A outra, é na Escola Estadual Professor Francisco Brant", afirmou.

3 e 4 de dezembro
Na escola Manoel Lúcio, cerca de 30 alunos se revezam na ocupação. Metade do grupo dorme no local. Com doações da comunidade e do MST, não precisaram tirar dinheiro do bolso para comprar comida. "Todos estão ajudando, inclusive a cozinhar", conta Daniel Rodrigues, 20, aluno do terceiro ano.

O jovem também fará Enem, mas apenas na segunda leva de estudantes. "Claro que tenho vantagem por ter mais tempo, não acho justo", diz o estudante.

Arapiraca é cidade do Nordeste com mais ocupações: oito locais de prova tiveram suspensão, sendo seus escolas e duas universidades.

No sábado e no domingo, o UOL terá o gabarito extraoficial e resolução comentada, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo após a prova.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien

Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 27044
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 31

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudantes deixam ocupação para fazer a prova do Enem em outras escolas

Mensagem por Rafael Zoia em Ter Nov 08, 2016 5:07 am

O limite do "idealismo" esquerdalha é sempre assim, prejudicar os outros por uma retórica fraca decorada de professor comunista é aceitável, mas na hora de colocar o próprio na reta o papo muda.

Rafael Zoia
Farrista o que está acontecendo comigo?
Farrista o que está acontecendo comigo?

Mensagens : 1947
Data de inscrição : 18/06/2010
Idade : 33
Localização : BH/MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudantes deixam ocupação para fazer a prova do Enem em outras escolas

Mensagem por Rurouni André em Ter Nov 08, 2016 12:47 pm

Independente de cor de bandeira, candidato, partido e afins, a molecada de hj ñ tem um ideal politico!

Rurouni André
Farrista tenho muitos amigos
Farrista tenho muitos amigos

Mensagens : 2398
Data de inscrição : 28/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estudantes deixam ocupação para fazer a prova do Enem em outras escolas

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:03 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum