Titanossauros da América do Sul migraram para Austrália pela Antártida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Titanossauros da América do Sul migraram para Austrália pela Antártida

Mensagem por Questao em Qui Out 20, 2016 12:31 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Que a América do Sul já foi vastamente povoada pelos enormes titanossauros não é novidade – no Brasil são vários os fósseis achados, e recentemente foi descoberto o maior dinossauro nacional. Contudo, um estudo publicado nesta quinta (20) na Scientific Reports, da Nature, mostra que estes animais em determinado momento migraram da América para a Australásia.

Liderado por Stephen Poropat, do Museu de História Natual de Winton (Austrália), o estudo focou na chegada dos titanossauros no território australiano. A pesquisa descreve duas espécies de um sauropode – grande dinossauro herbívoro com pescoço longo e rabo -, sendo uma deles uma nova espécie.

Os animais habitaram a Austrália há cerca de 95 milhões de anos e dão luz a teorias de como estes dinossauros estavam no local nesta época. Os cientistas concluíram, baseados na anatomia e em análises de suas relações evolutivas, que os dois sauropodes são membros do grupo titanossauro.

A análise da distribuição pré-histórica deste grupo de dinossauros sugere que os Australian sauropods são partes remanescentes de animais que foram encontrados em todo o mundo há cerca de 125 milhões de anos. Muitos deles, na América do Sul.

E como eles chegaram à Austrália?
A pesquisa também buscou identificar como estes animais conseguiram ir parar na Australásia, região que inclui a Austrália, a Nova Zelândia, a Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia. A proposta dos autores do estudo é de que estas linhagens se originaram na América do Sul e foram para a Australásia após cruzarem a Antártida.

Há, contudo, um problema. Evidências florais antigas sugerem que existia uma barreira climática entre a Antártida e a América do Sul entre 120 milhões e 110 milhões de anos atrás. A hipótese dos autores, então, é que a aparição de titanossauros na Austrália há cerca de 105 milhões de anos se deu por um período de aquecimento que removeu a tal barreira.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
"Seu verdadeiro lar está dentro do seu coração e continua com você onde quer que você vá; mas um lugar legal e aconchegante é um motivo maravilhoso para voltar para casa!"
-J.R.R.Tolkien

Questao
Farrista além das fronteiras da sanidade
Farrista além das fronteiras da sanidade

Mensagens : 27044
Data de inscrição : 12/06/2010
Idade : 31

http://www.anovatocadocoelho.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum